Artesanato com bambu é uma ótima alternativa de geração de renda, já que é um produto resistente e muito bonito. O bambu é usado na produção de móveis, construção de cercas, construção de casas e até algumas espécies o broto é usado na alimentação. Agora quem trabalha com artesanato tem uma profissão oficial conforme o projeto de Lei 7.755/2010 assinado pela presidenta Dilma Rousseff e que já está valendo.
Tipos de bambu
Existem cerca de 1.500 espécies de bambus no mundo, sendo a maioria ainda não conhecidos ou pouco explorados para fins comerciais na indústria ou para o artesanato, No Brasil os mais conhecidos são:
- Bambu-caipira (Bambusa tuldoides)
- Bambu-gigante-verde (B. vulgaris)
- Bambu-brasil ou bambu-gigante-verde-e-amarelo (B. vulgaris var. vittata)
- Bambu-gigante (Dendrocalamus giganteus e asper) e a
- Cana-da-índia, ou bambu-mirim (Phillostachys aurea).
- Mossô (P. edulis, ou pubescens)
- Hachiku (P. nigra henonis)
- Sasa
- Pleioblastus
- Pseudosasa
Mais bambus:
- Bambu-chinês
- Bambu-gigante
- Bambu-imperial
- Bambu-listado
- Bambu-maciço
- Bambu-preto
- Bambu-taquara
- Bambu-trepador
- Bambu-áspero
- Olyra polypodioides
- Taquara
- Mossô
O tratamento do bambu pode ser feito com ácido bórico, borato de sódio e água, misturando na proporção de 1 quilo de cada produto em 100 litros de água em um tanque no comprimento dos bambus para que eles possam ficar submersos que devem ficar pelo menos 9 dias. Com um ferro fure as divisórios dos bambus para que a água com os produtos possa entrar em todas as partes internas.
A planta do bambu é uma fibra natural super resistente que pode ser bem baixinho ou bem alto, dependendo da qualidade mede de 15 centímetros até 40 metros de altura em apenas dois anos.
loading...
loading...
EmoticonEmoticon